Utilização de Solo Arenoso Fino na Execução de Bases para Pavimento de Baixo Custo

Dissertação de Mestrado

Autor: Douglas Fadul Villibor

 Resumo:

O objetivo principal do trabalho é propor a execução de “bases” de Pavimento de Baixo Custo, para Estradas Secundárias com a utilização de “Solos Arenosos Finos”. os materiais utilizados são os existentes na área de ocorrência dos arenitos do Grupo Bauru e da Formação Botucatu-Pirambóia.

É apresentada tentativa de especificação do material a ser utilizado nessas bases tendo em vista os dados de 8 (oito) trechos experimentais executados no Estado de São Paulo.

Também foi realizado um estudo tecnológico do material em questão e o mapeamento de 200 (duzentas) jazidas, representativas de  uma área de 45% do Estado de São Paulo, visando ocorrência de materiais que apresentassem condições favoráveis de suporte, para o fim em vista, de acordo com a experiência obtida nos trechos experimentais.

Foi realizado um Estudo de Viabilidade Econômica para Pavimentação de Baixo Custo, em Rodovias Secundárias, utilizando as Bases Executadas com “Solo Arenoso Fino” o qual nos forneceu um retorno de capital em um prazo inferior a 3 (três) anos, prazo bastante inferior aso das outras bases atualmente empregadas nesse tipo de Rodovia.

Faça o download deste trabalho: 

UTILIZAÇÃO DE SOLO ARENOSO FINO NA EXECUÇÃO DE BASES PARA PAVIMENTO DE BAIXO CUSTO 

Participe, faça um comentário

  • +Lidos
  • Últimos
  • +Comentados
  • Tags
  • Assine